Olimatik
 
...

História

Nascido na sociedade civil poveira, o Campeonato de Futebol Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim é uma realidade com 25 anos, movimentando 6 escalões etários: Sénior, Juvelil, Infantil, Escolinhas, Traquinice e Feminino.

Ou seja, é já adulto. E, no vigor da sua juventude, não para de se afirmar como um pilar do processo de massificação da prática desportiva, de que foi primeiro, movimentando milhares de jovens, que assim conhecem a realidade concelhia, fazem sólidas amizades e, não raro, iniciam projetos de uma vida mais ambiciosa na sua modalidade desportiva de eleição.

Pioneiro a nível regional enquanto projeto de animação desportiva de base popular, o nosso Campeonato e a sua estrutura serviram de modelo a outros. E foi sem surpresa que a Póvoa de Varzim, por mérito de quem aqui promove esse Campeonato, esteve na origem de uma competição de âmbito regional, organização suportada numa estrutura de nível superior, que reúne, em competição inter-concelhia, os principais clubes dos vários campeonatos populares da região.
É meu dever assinalar o crescimento sustentado deste Campeonato, felicitar todos quantos (dirigentes, atletas, árbitros, massas associativas) dão vida aos clubes participantes e garantir que o município (interessado, mais que nunca, na promoção desportiva da juventude) tudo fará para que o Inter-Freguesias, honrando o seu passado, se projete num futuro de sucesso desportivo ainda maior.

José Macedo Vieira (adaptado)