Olimatik
 
...

Inter-Freguesias

A aposta na formação é um dos vectores fundamentais do Campeonato Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim

Aires Pereira, actual presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, era, em 2009, o vereador do pelouro do Desporto. O trabalho realizado desde então, tem por base a consolidação de um leque de organizações desportivas que a autarquia promove e apoia, onde se insere o Campeonato Inter-Freguesias. Aires Pereira referiu que “o trabalho na área do Desporto está fundamentalmente ligado à consolidação das iniciativas desportivas que existem, concretamente, o Campeonato Inter-Freguesias, o Plano de Promoção do Atletismo e o Plano de Desenvolvimento do Ténis de Mesa. Por outro lado, avançamos com um conjunto de eventos que se demarcam pela diferença na actualidade desportiva na Póvoa de Varzim. Refiro-me ao Meeting Internacional de Natação, que tem lugar em Fevereiro, e a um conjunto de eventos que apoiamos e acolhemos, como o Campeonato da Europa de Boccia, o Campeonato do Mundo de Karaté e os jogos da selecção portuguesa de voleibol. Estabelecemos também uma parceria com uma equipa profissional de ciclismo com o objectivo de promover o município da Póvoa de Varzim. Infelizmente, as coisas não correram bem mas, ainda assim, aumentou consideravelmente o número de pessoas que usufrui regularmente da bicicleta, facto que nos permitiu organizar aquela que já é considerada a segunda maior maratona nacional de BTT. O objectivo destas organizações é dar visibilidade ao concelho e proporcionar a prática desportiva saudável a todos os poveiros, nomeadamente aos mais jovens. Entretanto, consolidamos as estruturas desportivas do Parque da Cidade e temos também investido nas freguesias, fazendo com que cada uma delas tenha o mínimo de condições para a prática desportiva”.

O Campeonato Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim comemora 25 anos de existência. Enquanto máximo responsável pela pasta do Desporto, Aires Pereira tem acompanhado de perto o desenrolar do campeonato e chega à conclusão que é difícil manter um índice de crescimento elevado. O vereador explicou que “este ano atingimos quase os 4000 atletas e envolvemos todo o concelho nesta actividade. Até do ponto de vista logístico, começa a ser complicado ter mais equipas a competir porque os espaços físicos são aqueles que existem actualmente. É com muito agrado que o município tem 4000 atletas em actividade todos os fins-de-semana, durante 10 meses. A aposta que foi feita pela Câmara Municipal há 25 anos valeu a pena”. E acrescentou: “O Campeonato Inter-Freguesias foi criado com o objectivo de estreitar laços entre todas as freguesias. Paralelamente, foi feita uma aposta séria na criação de infra-estruturas para a prática desportiva em todas as freguesias e na cidade, com a construção do Parque da Cidade. A nossa aposta é a formação, para que o nosso campeonato evolua qualitativamente. Realizamos três cursos de treinadores de futebol, em parceria com a Associação de Futebol do Porto, dois cursos de árbitros, dois cursos de socorrismo, e pretendemos agora avançar com a realização de um curso de dirigismo. No fundo, os nossos principais objectivos direccionam-se, neste momento, para a qualidade e formação humana. O mais importante não é a vertente competitiva, mas sim a vertente desportiva”.

A terminar, Aires Pereira destacou o papel das associações e o trabalho realizado pela comissão organizadora do Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim. “Realizamos mais de 2350 jogos por ano, cerca de 40 jogos por fim-de-semana, e daqui se depreende o enorme trabalho realizado pela comissão organizadora. Gostaria, de facto, de destacar todas as pessoas que ao longo destas duas décadas e meia, se têm disponibilizado para concretizar este projecto. Todas as semanas é preciso fazer um planeamento para que nada falhe. Muitas vezes, pela vivência desportiva protagonizada pelo futebol, não se dá o devido valor a esta gente. Mas é fruto deste trabalho voluntário que o Campeonato Inter-Freguesias da Póvoa de Varzim perdurou ao longo do tempo. Neste lote, destaco todas as associações do concelho cujo trabalho se tem reflectido na qualidade humana e intelectual que caracteriza o município da Póvoa de Varzim.

Um bem-haja a todos!
Aires Pereira